Ele músico, ela advogada. Para um casal jovem e dinâmico, uma casa moderna, funcional e arrojada. Com base no minimalismo -- de cores e de formas -- Francisco Cálio elaborou um projeto de reforma que mudou conceitos, renovou acabamentos e transformou espaços em ambientes confortáveis. A integração da área social foi o ponto alto da proposta. Ali, cozinha gourmet e living ocupam o mesmo espaço, setorizados apenas pela parede de apoio da TV. “Além de ganhar amplitude, ter a área social unida facilita a circulação e a iluminação natural, que atravessa a casa de um lado a outro, pelas aberturas em vidro na fachada e pelas portas que se abrem para o deck da piscina”, explica o profissional. No pavimento superior, a ala íntima, com quartos, escritório e um estúdio musical, ganhou a privacidade necessária. A monocromia adotada para mobiliário e acabamentos faz um contraponto aos objetos e obras de arte carregadas de cor. A unidade de materiais contribui ainda para o equilíbrio visual. “Busquei valorizar o projeto com poucas e boas peças, fazendo do mínimo, o máximo”, conclui Cálio.
O preto, escolhido para bancadas, revestimentos e armários planejados (Evviva Bertolini), propõe modernidade à cozinha, que tem a funcionalidade da ilha de trabalho com fogão cooktop e bancada de apoio para refeições.
Ao mobiliário contemporâneo, o profissional somou clássicos do design, como a mesa Saarinen (Micasa). O amarelo vibrante faz um contraponto às cortinas em veludo marinho.
Espaços integrados e multifuncionais acrescentam praticidade ao projeto. No ambiente de estar e TV, o móvel baixo em laca preta fica mimetizado na parede de mesmo tom. O extenso sofá em suede roxo é Micasa e o tapete, é da Casa Fortaleza
Sobre a mesa de centro em laca preta (Micasa), almofadas da Futon Company em seda azul garantem a versatilidade do móvel, que pode ser usado também como banco. Ter poucos móveis e objetos assegura a boa circulação.
Latões com pintura automotiva fazem as vezes de mesas laterais e dão um toque despojado ao décor do living. Na parede, a tela com fotografia de Roger Dipold compõe com a guitarra número 1 do proprietário – o músico Leandrus, que fez questão de imprimir sua personalidade ao projeto com peças de acervo pessoal.
O quarto do casal segue as linhas minimalistas adotadas em toda a casa. Na parede preta, apenas o mosaico de fotos do casal. A cama sem cabeceira vem acompanhada de criados mudos em laca branca. O abajur em vidro dá um toque de cor ao ambiente.